Entre em contato conosco!!!

Entre em contato conosco!!!
Celular e WhatsApp (63) 99932-0210

terça-feira, 30 de maio de 2017

UnirG conquista quatro medalhas de ouro no Jut's e irá disputar o brasileiro

Por George Henrique
As equipes da UnirG deram show de bola nos jogos
Os jogadores e atletas do Centro Universitário UnirG se destacaram nos Jogos Universitários do Tocantins 2017 (Jut's) conquistando quatro medalhas de ouro, duas de bronze e uma colocação de quarto lugar nas modalidades individuais e coletivas. A competição organizada pela Federação Tocantinense de Desporto Universitário (FTDU) aconteceu de 25 a 28 de maio, em Palmas.

Por ter faturado o ouro, a equipe de vôlei masculina da Instituição representará o estado do Tocantins nos Jogos Universitários Brasileiros (Jub's), de 18 a 29 de outubro, em Goiânia (GO). Os atletas Élson Camargo, André Barreto e Fernando Barbosa também garantiram participação na etapa brasileira dos jogos nas modalidades de arremesso de dardo, judô e corrida de 5.000 metros, respectivamente.

A presidente do Centro Desportivo UnirG, Brena Macedo, agradeceu o comprometimento dos desportistas. "Meu sentimento é de gratidão. Me senti feliz ao ver os atletas se doando em quadra, mesmo alguns deles machucados ainda queriam jogar e buscar a vitória. Achei lindo ver tantos alunos vestindo a camisa da UnirG e elevando o nome da Instituição em seu grito de guerra. Sem falar na responsabilidade de cada um, estavam todos sedentos em jogar e torcer pelos nossos times", ressaltou.

Macedo sublinhou a reconstrução do desporto universitário como um fator preponderante para o sucesso nos jogos e considerou a contribuição da Instituição como essencial nesse início de vitórias. "Recebemos um apoio enorme da faculdade para participarmos da competição, principalmente do presidente Sávio Barbalho e da nossa reitora, Lady Sakay. Também agradeço nossos queridos professores e treinadores que estiveram presentes nos orientando e fomentando nosso espírito esportivo", realçou.

O acadêmico Élson Camargo irá disputar o brasileiro no arremesso de dardo

"Fiquei imensamente feliz com os resultados e empenho dos treinadores e acadêmicos pelo curto espaço que tiveram para preparação. Os resultados vieram confirmar a importância do incentivo e apoio ao desporto universitário na UnirG. Temos a certeza que todos fizeram o seu melhor no Jut's e agora iremos apoiar a participação das quatro modalidades da UnirG que representarão o estado do Tocantins no brasileiro. Muito orgulhosa dessa equipe", comemorou Lady Sakay, reitora da UnirG.


Sávio Barbalho, presidente da Fundação UnirG, reconheceu o empenho dos atletas na disputa da competição. "Achei importantíssimo a presença dos nossos acadêmicos no Jut's. Desde quando assumi a gestão, em 2013, a Fundação apoia o esporte e o Centro Universitário voltou a comparecer nas atividades esportivas do estado. O apoio da Instituição aos acadêmicos é extremamente importante e quero agradece-los pela iniciativa de estruturar o desporto e parabenizar os atletas pelo desempenho, por não desistirem diante das dificuldades", enfatizou.

A UnirG foi representada no voleibol masculino e feminino, futsal masculino e feminino, handebol masculino, lançamento de dardo, atletismo e judô. Em ocasião de alguns contratempos na organização do evento esportivo, o basquetebol masculino entrará em quadra somente no mês de agosto.

Para ver mais fotos do evento acesse a página do Centro Desportivo UnirG no Facebook clicando aqui.


Voleibol Masculino

Equipe masculina de olho no Jub's
Com 100% de aproveitamento e somente um set perdido durante o Jut's, o time masculino de vôlei confirmou o favoritismo e conquistou o ouro da competição. O desempenho foi tão surpreendente que a equipe chegou a estar ganhando um set por 15 a 0.

Bruno Nunes, jogador da equipe, falou sobre a sensação de vencer a competição e a preparação, de agora em diante, mirando a disputa do brasileiro. "É um grande prazer levar o nome da Instituição nas competições. Vamos nos preparar melhor para fazer bonito no brasileiro, treinar bastante, corrigir nossas falhas e evoluir em cada fundamento. Temos equipe para brigar pelo pódio", afirmou.


Além da união, a equipe apresenta como diferencial brilhos individuais. Alguns jogadores são considerados os melhores da posição no estado, escolhidos em competições oficiais. É o caso dos irmãos gêmeos Kleyton Santos e Cledy Santos, melhor levantador e melhor líbero, nesta ordem.


A alta estatura e a agressividade do ataque impressionaram os torcedores e atletas das outras equipes. Juann Batista, Bruno Nunes, Éder Lima, Daniel Souza, Leonan Nahur, Jhonny Mendes e os gêmeos Bruno Matos e Vinicius Matos foram os responsáveis por ocupar a linha de frente, o meio de rede e bombardear a quadra adversária. No levantamento teve, também, o atletDeyvison Silva. 


Nas redes sociais, o levantador Kleyton Santos demonstrou sua alegria por ser campeão invicto dos jogos. "Sempre lute com garra e determinação pelos seus ideais. O Verdadeiro Campeão é aquele que acredita na vitória", escreveu o atleta.


O técnico das equipes masculinas e femininas de vôlei foi o professor Valmir Lira.


Voleibol Feminino

As meninas deram show de bola nos jogos
Em terceiro colocado, o time de vôlei feminino recebeu medalha de bronze. A competição aumentou a motivação das meninas para alcançarem resultados melhores nas próximas edições. Ao final reconheceram alguns erros e retornam com a bagagem cheia de aprendizado.

Embora tenha intensificado os treinamentos na reta final de preparação, a equipe teve pouco tempo para trabalhar os fundamentos. "Não faltou determinação, mas poderíamos ter produzido mais. Vamos tirar proveito do que aprendemos nesse campeonato, corrigir nossos erros e começar a nos preparar para o ano que vem desde agora", destacou a jogadora Brena Macedo.


Para a atleta Karol Layne Macena Martins a medalha de bronze simboliza uma vitória. Uma escada de três degraus, um degrau de cada vez. "Fiquei muito feliz em participar e conhecer mais como é, pois foi minha primeira vez. Não ganhamos o título, mas ganhamos experiência e conhecimento para nos dedicarmos mais e nos prepararmos melhor. A UnirG nos apoiou como um todo, todos os cursos, atletas e professores na torcida e nos dando apoio. Foi uma experiência ímpar", pontuou.


Futsal Masculino

O futsal masculino mostrou muita união e fé
Garra, raça, determinação e habilidade. O futsal masculino mostrou sua força e por um detalhe não sagrou-se campeão do Jut's 2017. Na semifinal, empatou o jogo em 2 a 2 no tempo regulamentar com o ITPAC de Porto Nacional. O jogo foi para a prorrogação e, no segundo tempo, vencido pelo cansaço, o time tomou dois gols. 

O resultado do jogo não abateu a equipe que, horas depois, faturou o bronze. "A participação do futsal masculino foi ótima, estamos todos felizes. Pelos desfalques, nossa equipe esperava apenas passar de fase, no final conseguimos a medalha de bronze. O Jut's serviu de experiência para alguns jogadores que foram pela primeira vez. Para o próximo ano a equipe tem que começar desde já os treinamentos, ter comprometimento e foco para poder alcançar voos mais altos", frisou o goleiro e capitão da equipe, Carlos Alexandre.

Segundo o treinador Marcos Junio Graciano de Souza, a competição foi um sucesso. Ele classificou a participação do futsal masculino como "bela". "A nossa modalidade é uma das mais difíceis dos jogos pelo número de equipes, pela tradição dessas equipes também que participam desses campeonatos. Uma competição diferente pelo número de jogos, uma verdadeira maratona", lembrou o professor.

"Nós fizemos um bom papel. A equipe jogou com muita consistência, ganhamos os três primeiros jogos da primeira fase. Infelizmente, na semifinal, mandamos no jogo, mas por falta de condições física e pelo pequeno número de jogadores nós não conseguimos chegar à vitória. Depois de quatro anos, a UnirG voltou a passar de fase, a disputar as finais dessa competição. Nossos atletas foram muito elogiados, são atletas de alta habilidade, alta consciência técnica, um conjunto tático muito consistente", explicou.

Marcos acredita que uma boa preparação pode levar o futsal masculino a disputar os Jogos Universitários Brasileiros da modalidade o ano que vem representando o estado. "Vejo que o trabalho tem que continuar, a nossa preparação foi pequena para a competição, mas o nosso futsal é muito forte e vai se fortalecer cada vez mais, principalmente com o apoio que temos da reitoria e da presidência da Instituição", concluiu.

Futsal Feminino
As meninas do futsal ficaram em quarto lugar
As meninas deram show dentro de quadra. Aguerridas, conseguiram vitórias sofridas e, também, elásticas. Por um detalhe não chegaram a final do campeonato. Faltando poucos minutos para acabar o tempo regulamentar da partida válida pela semifinal contra a UFT de Araguaína, o jogo empatado em 1 a 1, a equipe sofreu um gol e não conseguiu reagir. Placar final 2 a 1.

Na classificação final, o time ocupou a quarta colocação. A jogadora Emanuella Alves dos Santos disse que a equipe merecia o título. "Não merecíamos ter saído na semifinal, merecíamos a vitória, porém um vacilo nosso por falta de preparo e atenção nos levou à derrota. Ano que vem vamos brigar pela medalha de ouro. Pretendemos nos preparar a partir de agora", garantiu.

"O apoio institucional motiva os acadêmicos a darem o melhor de si tanto dentro da sala de aula quanto nas quadras" é o que acredita Emanuella. "A junção dos estudos acadêmicos com aquilo que gostamos de fazer no dia a dia como forma de lazer nos motiva muito. Achei ótimo os jogos e muito importante todo o apoio da UnirG", finalizou. 

Sobre a disputa, Marcos Junio entendeu ser muito equilibrada. O técnico destacou o crescimento da qualidade técnica do futsal feminino nos últimos anos. "Os jogos são realmente muito equilibrados. Enfrentamos equipes de muita qualidade técnica, algumas atletas muito jovesn (17 e 18 anos), mas com uma consciência técnica e tática muito grande. A UnirG se colocou muito bem na primeira fase. No jogo da semifinal tivemos uma infelicidade de marcação no finalzinho do jogo, na última bola, coisas que acontecem", disse.

"O futebol é muito imprevisível, assim como todos os esportes do mundo. As meninas se empenharam, disputaram até o fim, não decepcionaram. Dessa forma eu percebo o futsal feminino vem se fortalecendo a cada dia, temos grandes atletas em todos os cursos. Fiquei muito feliz de ter a oportunidade de trabalhar com essas equipes, de poder mostrar meu trabalho, um apaixonado no futsal que sou, saí muito realizado dessa competição", salientou.

Handebol Masculino
Disposição e comprometimento são carros chefes do handebol masculino
A equipe masculina de handebol se preparou em apenas um mês para os jogos. Embora não chegaram nas finais, os jogadores mostraram muita disposição. Não ter reservas foi um dos fatores principais para a equipe ter caído na fase de grupos.

Segundo o treinador, Adriano Rodrigues da Costa, dentro de quadra a equipe se comportou bem, deu trabalho ao adversário, se superou tecnicamente, mesmo em tão pouco tempo de preparação e até poderia ter saído com resultados melhores. "Me sinto muito feliz pelo empenho e dedicação de todos, em todos os momentos, e agradecido com todo o apoio do Centro Universitário UnirG em desenvolver o desporto valorizando os acadêmicos da Instituição", evidenciou.


O esporte é essencial dentro do ambiente acadêmico. É o que referencia o atleta Márcio Barbosa Martins de Oliveira. "O incentivo ao esporte dentro da Instituição é de suma importância tanto para os acadêmicos como para os professores. Se o esporte continuar tendo essa grande ajuda e esse grande incentivo, nossa Instituição irá muito à frente nos Jogos", relatou.


Além do treinador da Instituição, o handebol contou com a colaboração do gurupiense e amante da modalidade Alberto Alves.





A torcida se destacou nos jogos. Os atletas de outras modalidades torciam entre si, fortalecendo as esquipes.



Fernando Barbosa da corrida dos 5.000 metros

André barreto disputara a fase nacional pelo Judô

Fotos: George Henrique com a colaboração de Railson D'Blek.

2 comentários: