Por George Henrique
![]() |
A campanha tomou as ruas de Talismã (Foto: Poliana Pereira) |
Desde o início da semana, a Secretaria de Assistência Social de Talismã está se mobilizando em favor da Campanha Faça Bonito no distrito da Vila União, nos assentamentos, além de todas as escolas da zona urbana e Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV). O objetivo é conscientizar a população sobre a importância de garantir o direito ao desenvolvimento saudável das crianças e adolescentes.
O ápice da sensibilização aconteceu na manhã desta quinta-feira, 18 de maio, com uma caminhada pelas ruas da cidade, panfletagem e adesivação de carros em conscientização sobre o Dia Nacional de Combate ao Abuso e a Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes. O evento teve parceria com o Conselho Tutelar e Secretaria Municipal de Educação.
Para a secretária de Assistência Social, Sara Diniz, o esclarecimento do assunto nas famílias é a melhor forma de combater o abuso contra crianças e adolescentes. "A mobilização em combate ao abuso e a exploração sexual contra crianças e adolescentes é extremamente importante, pois a melhor maneira de se combater é prevenir. Porém, apenas a saída às ruas nesta data não é suficiente, é necessário um trabalho informativo junto aos pais e responsáveis para que haja a sensibilização da população em geral", ressaltou.
![]() |
A equipe da Assistência Social realizou palestras nas escolas e no SCFV (Foto: Poliana Pereira) |
"Se cada pessoa fizer sua parte, podemos combater esse mal. Vamos lutar contra, vigiar, combater e denunciar qualquer tipo de violência sexual infantojuvenil", finalizou Sara Diniz e alertou sobre a frase da campanha: "Esquecer é permitir, lembrar é combater!".
História
No dia 18 de maio de 1973, uma menina de 8 anos foi sequestrada, violentada e cruelmente assassinada no Espírito Santo. Seu corpo apareceu seis dias depois carbonizado e os seus agressores, jovens de classe média alta, nunca foram punidos.
A data ficou instituída como o “Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes” a partir da aprovação da Lei Federal nº. 9.970/2000. O “Caso Araceli”, como ficou conhecido, ocorreu há quase 40 anos, mas, infelizmente, situações absurdas como essa ainda se repetem.
Em todo o Brasil são realizados mobilizações em combate ao abuso e a exploração sexual de menores. Para denunciar violências contra crianças e adolescentes disque 100.
O Disque 100 funciona diariamente de 8h às 22h, inclusive aos finais de semana e feriados. As denúncias são anônimas e podem ser feitas de todo o Brasil por meio de discagem direta e gratuita para o número 100; e do exterior pelo número telefônico pago 55 61 3212-8400 ou pelo endereço eletrônico: disquedenuncia@sedh.gov.br.
![]() |
Faça Bonito, denuncie: Disque 100 (Foto: Poliana Pereira) |
Nenhum comentário:
Postar um comentário