A palestra aconteceu após a cerimônia de abertura do evento, na terça-feira, 20.
Gil Giardelli (Foto/ASCOM) |
"Gestão, Produtividade, Liderança e Motivação" foi a temática abordada pelo Web ativista e professor da Universidade de São Paulo (USP), Gil Giardelli, na palestra de abertura do VI Congresso Científico do Centro Universitário UnirG, na noite da última terça-feira, 20, no Palacius Real, em Gurupi (TO). A conferência científica trouxe como tema central "Ciência, inovação e empreendedorismo: a pesquisa no desenvolvimento regional".
Durante a exposição do tema, acompanhado de um show de imagens em ordem cronológica, Giardelli falou sobre revolução, inteligência artificial, era digital e inovação. Para ele a fusão do mundo físico, digital e biológico gera novas ideias e novos mundos. “As grandes corporações estão pensando em soluções para os problemas cotidianos. Já começa a ser comercializado um veículo que é movido a hidrogênio e que ao invés de soltar gases nocivos no escapamento, libera água. A realidade virtual será comum nas escolas, o aprendizado será dinâmico, baseado na experiência. É o fim da era cronometrada, é uma revolução que irá mudar nossa forma de ver e interagir com o mundo”, pontuou.
Para a acadêmica de jornalismo da UnirG, Yasmin Reis, a presença de Gil Giardelli teve um gosto especial por falar de um tema que está sendo debatido constantemente dentro da sala de aula. "Ele nos trouxe um olhar diferente na abordagem desse tema. Não tínhamos noção do impacto grandioso provocado pelas novas tecnologias à nossa profissão e o tanto que essas tecnologias auxiliam-nos na disseminação de notícias, na divulgação dos fatos com uma maior rapidez contando com a interação do público", frisou Reis.
Sobre a inovação, o Web ativista foi categórico ao compará-lo com um rio. “A inovação está em olhar a vida, em apreciar a beleza de um rio, como o rio Tocantins por exemplo, sem um celular por perto. Estamos sendo levados por um tsunami digital, sendo que nós é quem deveríamos guiar toda essa tecnologia”, disse Giardelli.
Ao término de sua fala, o palestrante deixou seu recado de motivação aos congressistas. “Não importa se você estuda Medicina, Letras, Direito ou qualquer outro curso. A sua formação tem prazo de validade, ela vence um dia após a sua formatura. É preciso ser inovador, pensar diferente e realizar, sem esquecer do cuidado ao ser humano. Nunca use velhos mapas para descobrir novas terras”, finalizou.
Perfil
Gil Cláudio Giardelli é um estudioso de Cultura Digital, com 16 anos de experiência. É Web ativista, difusor de conceitos e atividades ligados à sociedade em rede, colaboração humana, economia criativa e inovação. Por onde passa, difunde ideias inovadoras e inspira o empreendedorismo social no Brasil através de suas palestras, aulas e conteúdo compartilhado nas mídias sociais. Professor nos cursos de Pós-Graduação, MBA e do CIC (Centro de Inovação e Criatividade) na ESPM – Escola Superior de Propaganda e Marketing, INEPAD-USP e da FIA-LABFIN/PROVAR. Conferencista em centenas de eventos como TEDx, EducaRede, RioInfo, The Economist Insights em empresas e instituições como Apple, Nestle, SEBRAE, Grupo Globo, Google, Bradesco, Itaú, VIVO e como speaker note em Chicago, Manchester, Londres, Madri, Ruanda, Buenos Aires, Santiago, Punta Cana entre outras. Colunista da Revista Você S.A e da BandNewsFM e com blog dos Inovadores. Estudou Radical Innovation e Social Data no Massachusetts Institute of Technology (MIT), Mass Communication na King’s College London, Relações Internacionais na Universidade de São Paulo (USP) e Desenho Industrial na Universidade Presbiteriana Mackenzie. Conselheiro do Comitê de Inovação, Criatividade e Economia Criativa da FECOMERCIO, da ACM/YMCA, do Clube de Autores – ganhador do prêmio de empreendedorismo mais inovador do mundo na Feira do Livro de Londres e da Fundação Maria Cecília Souto Vidigal.
Nenhum comentário:
Postar um comentário