Silas explicou aos estudantes sobre a escolha dos assuntos a serem publicados e a conduta ética nas redações.
Silas conversa com os acadêmicos (Foto: Paulo Albuquerque) |
O jornalista Wesley Silas, editor chefe do Portal Atitude Tocantins, foi entrevistado na noite da última segunda-feira, 26, pela turma de Jornalismo do Centro Universitário UnirG. O comunicador foi convidado pelo professor da disciplina de Realidade Regional em Jornalismo, Paulo Albuquerque, para falar um pouco sobre os dilemas nas escolhas dos assuntos a serem publicados e a conduta ética nas redações.
Sobre o trabalho das redações ao receber e definir a pauta a ser veiculada, Silas alertou os acadêmicos com relação à apuração ética do conteúdo. "É preciso ter bom senso, profissionalismo e ética dentro do jornalismo, pois a população nos cobra constantemente a veracidade dos fatos. O princípio do contraditório tem que ser levado sempre em consideração na apuração da notícia sendo extremamente importante pesquisar o caso, ouvir os dois lados e não simplesmente ser jornalista de redes sociais, publicizando algo apenas para ser o primeiro e de qualquer jeito", pontuou Wesley.
O comunicador ainda enfatizou a relevância da difusão de uma comunicação séria nas redes sociais. "Todo jornalista precisa ter credibilidade no mercado comunicacional, pois no final das contas, as pessoas vão procurar fontes confiáveis para se basearem. Se levamos a sério nossa profissão também nas redes sociais, o trabalho tende a obter resultados positivos", explicou.
Para o estudante Elber Almeida Martins, o bate-papo com o jornalista contribui para a formação acadêmica dos futuros jornalistas. "O Wesley nos mostrou uma quebra de paradigma que vem de encontro à realidade, baseada na revolução tecnológica. Com a decisão de criar seu próprio portal de notícias online, deixando o impresso, ele inovou, pois trata-se de um meio de comunicação em constante crescimento e, quem inova tem grande possibilidade de ser destaque", enfatizou Martins.
Wesley Silas formou-se em Comunicação Social no ano de 2007, na UnirG, mas trabalha com comunicação desde o ano de 1993. Ao ser questionado sobre a importância da formação acadêmica e da diplomação, Silas não titubeou. "Quando você se propõe a estudar, os conceitos mudam. Dentro do curso pude aprender muitas coisas novas, desde termos até as técnicas de apuração, o que facilita no trabalho que exerço diariamente", finalizou.
Nenhum comentário:
Postar um comentário