Por George Henrique
Acadêmico de Jornalismo
![]() |
O câncer de pele representa 30% de todos os tumores malignos registrados no país |
Durante todo o ano são registradas altas temperaturas no Tocantins. A população precisa ficar atenta aos problemas causados à pele por causa da exposição ao sol em excesso. Na manhã do próximo domingo, 26, a Liga Acadêmica de Dermatologia do Centro Universitário UnirG (LADERM) proporcionará à comunidade de Gurupi informações sobre o combate ao câncer de pele.
A ação faz parte da conscientização da campanha do Dezembro Laranja. No decorrer de todo o período da manhã a liga distribuirá, na feira da rua 7, panfletos da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e esclarecerá pontos importantes da doença. "Estaremos prestando informações, tirando dúvidas com banners ilustrativos e coletando informações sobre o conhecimento prévio da população sobre o câncer de pele", enumerou a presidente da LADERM e acadêmica de medicina, Natália Cristina Alves.
![]() |
LADERM durante campanha do Dezembro Laranja no ano de 2016 |
"O câncer de pele é um dos mais comuns entre os brasileiros e, aqui no Tocantins, com essa alta incidência do sol, temos que tomar cuidado. Vivemos quase em um verão constante, o sol agride muito a pele das pessoas. Então, é muito importante para nós da liga que a comunidade compareça à nossa ação, pois só assim poderemos sensibilizá-los para que realmente tome todos os cuidados com a pele e entendam a grande importância do protetor solar. Prevenir é o melhor caminho para evitar danos mais profundos", destacou a presidente.
As médicas dermatologistas Ana Carolina Ferreira Cortes, Carla Angélica Turine, Elcyane Bechara Santos e Letícia Brandão da Silveira acompanharão toda a ação dos acadêmicos. "A Farmácia Artesanal também estará junto conosco demonstrando os protetores solares e roupas com proteção solar para que a população entre em contato e tire dúvidas", concluiu Natália Alves.
Dezembro Laranja
As características geográficas, climáticas e culturais do país propiciam a exposição excessiva ao sol, consequentemente, à radiação ultravioleta, que é a principal causa da doença. Atitudes simples de fotoproteção podem evitar o câncer da pele como: usar chapéu, camiseta, filtro solar, óculos de sol e evitar o sol entre 10h e 16h. A Campanha Dezembro Laranja foi criada especialmente para que neste mês sejam intensificadas as ações de prevenção e conscientização sobre o câncer de pele.
![]() |
Conscientizar é o melhor caminho para a prevenção. Participe dessa ação! |
Nenhum comentário:
Postar um comentário