Entre em contato conosco!!!

Entre em contato conosco!!!
Celular e WhatsApp (63) 99932-0210

terça-feira, 27 de setembro de 2016

Acadêmicos de Jornalismo da UnirG recebem visita do jornalista Wesley Silas

Silas explicou aos estudantes sobre a escolha dos assuntos a serem publicados e a conduta ética nas redações.

Silas conversa com os acadêmicos (Foto: Paulo Albuquerque)
O jornalista Wesley Silas, editor chefe do Portal Atitude Tocantins, foi entrevistado na noite da última segunda-feira, 26, pela turma de Jornalismo do Centro Universitário UnirG. O comunicador foi convidado pelo professor da disciplina de Realidade Regional em Jornalismo, Paulo Albuquerque, para falar um pouco sobre os dilemas nas escolhas dos assuntos a serem publicados e a conduta ética nas redações.

Sobre o trabalho das redações ao receber e definir a pauta a ser veiculada, Silas alertou os acadêmicos com relação à apuração ética do conteúdo. "É preciso ter bom senso, profissionalismo e ética dentro do jornalismo, pois a população nos cobra constantemente a veracidade dos fatos. O princípio do contraditório tem que ser levado sempre em consideração na apuração da notícia sendo extremamente importante pesquisar o caso, ouvir os dois lados e não simplesmente ser jornalista de redes sociais, publicizando algo apenas para ser o primeiro e de qualquer jeito", pontuou Wesley.

O comunicador ainda enfatizou a relevância da difusão de uma comunicação séria nas redes sociais. "Todo jornalista precisa ter credibilidade no mercado comunicacional, pois no final das contas, as pessoas vão procurar fontes confiáveis para se basearem. Se levamos a sério nossa profissão também nas redes sociais, o trabalho tende a obter resultados positivos", explicou.

Para o estudante Elber Almeida Martins, o bate-papo com o jornalista contribui para a formação acadêmica dos futuros jornalistas. "O Wesley nos mostrou uma quebra de paradigma que vem de encontro à realidade, baseada na revolução tecnológica. Com a decisão de criar seu próprio portal de notícias online, deixando o impresso, ele inovou, pois trata-se de um meio de comunicação em constante crescimento e, quem inova tem grande possibilidade de ser destaque", enfatizou Martins.

Wesley Silas formou-se em Comunicação Social no ano de 2007, na UnirG, mas trabalha com comunicação desde o ano de 1993. Ao ser questionado sobre a importância da formação acadêmica e da diplomação, Silas não titubeou. "Quando você se propõe a estudar, os conceitos mudam. Dentro do curso pude aprender muitas coisas novas, desde termos até as técnicas de apuração, o que facilita no trabalho que exerço diariamente", finalizou.

segunda-feira, 26 de setembro de 2016

Gil Giardelli palestrou sobre "gestão, produtividade, liderança e motivação" no VI Congresso Científico da UnirG

A palestra aconteceu após a cerimônia de abertura do evento, na terça-feira, 20.

Gil Giardelli (Foto/ASCOM)
"Gestão, Produtividade, Liderança e Motivação" foi a temática abordada pelo Web ativista e professor da Universidade de São Paulo (USP), Gil Giardelli, na palestra de abertura do VI Congresso Científico do Centro Universitário UnirG, na noite da última terça-feira, 20, no Palacius Real, em Gurupi (TO). A conferência científica trouxe como tema central "Ciência, inovação e empreendedorismo: a pesquisa no desenvolvimento regional".

Durante a exposição do tema, acompanhado de um show de imagens em ordem cronológica, Giardelli falou sobre revolução, inteligência artificial, era digital e inovação. Para ele a fusão do mundo físico, digital e biológico gera novas ideias e novos mundos. “As grandes corporações estão pensando em soluções para os problemas cotidianos. Já começa a ser comercializado um veículo que é movido a hidrogênio e que ao invés de soltar gases nocivos no escapamento, libera água. A realidade virtual será comum nas escolas, o aprendizado será dinâmico, baseado na experiência. É o fim da era cronometrada, é uma revolução que irá mudar nossa forma de ver e interagir com o mundo”, pontuou.

Para a acadêmica de jornalismo da UnirG, Yasmin Reis, a presença de Gil Giardelli teve um gosto especial por falar de um tema que está sendo debatido constantemente dentro da sala de aula. "Ele nos trouxe um olhar diferente na abordagem desse tema. Não tínhamos noção do impacto grandioso provocado pelas novas tecnologias à nossa profissão e o tanto que essas tecnologias auxiliam-nos na disseminação de notícias, na divulgação dos fatos com uma maior rapidez contando com a interação do público", frisou Reis.

Sobre a inovação, o Web ativista foi categórico ao compará-lo com um rio. “A inovação está em olhar a vida, em apreciar a beleza de um rio, como o rio Tocantins por exemplo, sem um celular por perto. Estamos sendo levados por um tsunami digital, sendo que nós é quem deveríamos guiar toda essa tecnologia”, disse Giardelli.

Ao término de sua fala, o palestrante deixou seu recado de motivação aos congressistas. “Não importa se você estuda Medicina, Letras, Direito ou qualquer outro curso. A sua formação tem prazo de validade, ela vence um dia após a sua formatura. É preciso ser inovador, pensar diferente e realizar, sem esquecer do cuidado ao ser humano. Nunca use velhos mapas para descobrir novas terras”, finalizou.

Perfil
Gil Cláudio Giardelli é um estudioso de Cultura Digital, com 16 anos de experiência. É Web ativista, difusor de conceitos e atividades ligados à sociedade em rede, colaboração humana, economia criativa e inovação. Por onde passa, difunde ideias inovadoras e inspira o empreendedorismo social no Brasil através de suas palestras, aulas e conteúdo compartilhado nas mídias sociais. Professor nos cursos de Pós-Graduação, MBA e do CIC (Centro de Inovação e Criatividade) na ESPM – Escola Superior de Propaganda e Marketing, INEPAD-USP e da FIA-LABFIN/PROVAR. Conferencista em centenas de eventos como TEDx, EducaRede, RioInfo, The Economist Insights em empresas e instituições como Apple, Nestle, SEBRAE, Grupo Globo, Google, Bradesco, Itaú, VIVO e como speaker note em Chicago, Manchester, Londres, Madri, Ruanda, Buenos Aires, Santiago, Punta Cana entre outras. Colunista da Revista Você S.A e da BandNewsFM e com blog dos Inovadores. Estudou Radical Innovation e Social Data no Massachusetts Institute of Technology (MIT), Mass Communication na King’s College London, Relações Internacionais na Universidade de São Paulo (USP) e Desenho Industrial na Universidade Presbiteriana Mackenzie. Conselheiro do Comitê de Inovação, Criatividade e Economia Criativa da FECOMERCIO, da ACM/YMCA, do Clube de Autores – ganhador do prêmio de empreendedorismo mais inovador do mundo na Feira do Livro de Londres e da Fundação Maria Cecília Souto Vidigal.

sexta-feira, 23 de setembro de 2016

Cerimônia de abertura do VI Congresso Científico da UnirG encanta congressistas

Diversas apresentações culturais e palestra com Gil Giardelli abrilhantam primeira noite do evento.

Cerimônia de abertura/Foto ASCOM
"Ciência, inovação e empreendedorismo: a pesquisa no desenvolvimento regional". Com essa temática e diversas apresentações culturais envolvendo alunos, professores e a Casa de Cultura da UnirG, foi que o VI Congresso Científico do Centro Universitário UnirG reuniu aproximadamente 2500 pessoas na noite da última terça, 20, para a abertura oficial do evento no Palácius' Real, em Gurupi (TO). Após a cerimônia, o Web ativista Gil Giardelli ministrou uma palestra sobre gestão, produtividade, liderança e motivação.

Segundo a organização são esperados 4000 congressistas e 8000 visitantes entre as palestras, debates, mesas-redondas, oficinas, feira de profissões e festivais musicais e culturais. "Para que a evolução regional possa acontecer é necessário que a academia, as instituições de ensino, instituições sociais e o comércio atuem em parceria em prol do desenvolvimento”, disse a professora  e reitora da instituição Lady Sakay, em seu discurso.

Para a acadêmica Aline Marques, do curso de jornalismo da UnirG, a abertura do congresso foi emocionante. "Na abertura todos os cursos foram representados e, como acadêmicos, nos sentimos muito acolhidos pela instituição. Ficamos encantados, pois a universidade nos abraça de uma forma muito bonita", pontuou Marques.

Geslainny Oliveira, estudante de Administração, relatou que as apresentações artísticas estabeleceu uma sintonia entre os cursos da universidade. "Foi tudo muito bem elaborado e repassado para nós acadêmicos, professores e demais congressistas", afirmou.

O evento de abertura contou com a participação de diversas autoridades locais e nacionais, entre elas a reitora da UnirG, Lady Sakay, presidente da Fundação UnirG, Sávio Barbalho, Pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação, Marllos Peres, Pró-reitor de Gradução e Extensão, Marcos Gontijo, e do professor da Universidade de São Paulo (USP), Gil Giardelli.

O congresso será encerrado nesta sexta, 23, no Palacius' Real.

segunda-feira, 19 de setembro de 2016

ALVORADA: Pesquisa revela que televisão e redes sociais estão entre as mídias mais utilizadas no meio popular

Dados estatísticos revelam a busca por entretenimento e notícias entre maiores justificativas para uso das mídias digitais.

Da redação
Imagem ilustrativa da internet
O alvoradense é apaixonado por mídias digitais e busca incessantemente entretenimento e boa informação. Em pesquisa realizada de 02 a 10 de agosto deste ano e divulgada na tarde seguinte, dia 11 de agosto, o estudante de Jornalismo do Centro Universitário UnirG, George Henrique Aires Borges, interpretou que a televisão ainda reina quando trata-se de mídias digitais, embora as novas tecnologias têm crescido abundantemente nos últimos anos.

A pesquisa aponta uma decadência na preferência das pessoas pelos recursos do rádio e do jornalismo impresso. "Ao entrevistar as pessoas pude constatar uma verdade apresentada dentro da academia: grande maioria da população não possui interesse pelo tradicional jornal impresso. Minha maior surpresa foi o fato do rádio estra mal classificado na preferência das mídias pela comunidade, até mais esquecido que o próprio impresso, mas relaciono esses dados à não existência de uma estação até a pouco tempo no município", relatou o jovem jornalista.

Outro dado interessante da apuração é a utilização das mídias pela população para obter notícias tanto locais, como a nível federal e internacional. Quando o assunto é televisão, temos a Rede Globo liderando em audiência, com preferência de 55% dos entrevistados e aspirando o Jornal Nacional, apresentado pelo seu âncora William Bonner, como atração principal (25%), seguido das novelas (15%).

Redes sociais
Com o objetivo de relacionarem entre si, interagirem com parentes e amigos distantes, conhecerem novas pessoas e manterem-se informados é que 80% dos alvoradenses utilizam-se das redes sociais como principal veículo digital de comunicação. O Facebook lidera as estatísticas com a preferência de 45% dos consultados e o WhatsApp aparece em segundo com 35%

Ao separar os dados, temos um empate técnico quando se trata da divulgação masculina e feminina na escolha da mídia social mais utilizada. Enquanto a maioria das mulheres (50%) preferem o WhatsApp, a maioria dos homens (50%) preferem o Facebook como mídia social.

Zacarias Martins relata suas experiências jornalísticas a estudantes de Jornalismo da UnirG

O jornalista abordou as dificuldades enfrentadas nos 32 anos de carreira e a mudança tecnológica.

Por George Henrique
Foto por Professor Paulo Albuquerque
Os estudantes de jornalismo do Centro Universitário UnirG receberam a visita ilustre do jornalista Zacarias Martins, no dia 09 de agosto. O jornalista aproveitou a disciplina Realidade Regional em Jornalismo, do professor Paulo Albuquerque, e contou um pouco de seus trinta e dois anos de carreira jornalística, grande parte em território gurupiense.

"Fui formado há três anos aqui na UnirG, mas minha carreira e experiência vêm já há 32 anos. Cheguei em Gurupi na época do telégrafo, não havia nem fax, recebia releases pelos correios e escrevia na máquina de datilografia", relatou Martins. O comunicador disse ainda que sua máquina de datilografar mais antiga, conhecida como "Gertrudes", encontra-se exposta no museu do Centro Cultural Mauro Cunha, em Gurupi (TO).

Zacarias revelou o segredo para o sucesso, aconselhando os estudantes a construírem sua caminhada profissional com autenticidade e protagonismo. "Se alguém quiser destaque no Tocantins tem que ser diferente, amar o que faz, independentemente de questões financeiras. No início nada é fácil, mas é importante a dedicação para criar uma rede de contatos, assim o desemprego nunca baterá à porta", finalizou.

Além de conhecer as experiências do jornalista, a turma pôde traçar um perfil de Zacarias desde os tempos da tipografia quando iniciou sua carreira. 

Perfil
Martins chegou em Gurupi no ano de 1983, quando ainda era Goiás. Ele foi um dos fundadores do Jornal Coquetel, do professor e jornalista Paulo Albuquerque, sendo, até hoje, seu mais antigo colaborador. Já atuou como assessor de comunicação da prefeitura de Gurupi e, atualmente, assessora a prefeitura de Lagoa da Confusão. Formou-se na UnirG em 2013 e é colaborador de diversos jornais impressos, online e rádios.

sexta-feira, 16 de setembro de 2016

Alunos de Jornalismo entrevistam jornalista Cíntia Ribeiro

A jornalista é a primeira entrevistada do projeto “Um olhar sobre as profissões”

Por George Henrique
Foto por professor Antonio Rodrigues
Os alunos do curso de Jornalismo do Centro Universitário UnirG, iniciaram no dia 08 de agosto (segunda-feira), uma série de rodadas de entrevistas do projeto “Um olhar sobre as profissões”, da disciplina de Redação Jornalística, ministrada pelo professor Antonio Rodrigues. A entrevistada da noite foi a jornalista egressa da instituição, Cíntia Ribeiro Portilho Castro, que falou um pouco sobre sua caminhada profissional, desde a escolha pelo jornalismo.

Em meio a várias perguntas sobre sua trajetória, a jornalista foi categórica ao analisar o mercado de trabalho regional. “Quando queremos trabalhar não ficamos desempregados. A nossa área apresenta inúmeras oportunidades de atuação. Se não der certo na TV, tem o rádio. Se no rádio não der certo, tem o impresso. Não deu no impresso, tem o online. Não se adequou ao online, tem o caminho da assessoria. A assessoria não deu certo, monta uma empresa de cerimonial, vai ministrar cursos, organizar eventos. Somos comunicadores e não nos falta emprego”, pontuou Ribeiro. A comunicadora foi além ao afirmar que as oportunidades batem à porta sempre. “Eu não saio procurando emprego, na maioria das vezes as empresas é que me procuram para trabalhar, para isso, basta ter muita dedicação e esforço”, explicou.

A primeira atividade profissional desempenhada pela jornalista ao sair da universidade, em 2010, foi de repórter na TV Diário (Sistema Verdes Mares, afiliada Rede Globo), em Fortaleza (CE). “Não tinha interesse algum de trabalhar em televisão, mas, recém formada, não poderia me dar o luxo de escolher onde trabalhar. Casei, e meu marido conseguiu um emprego em Fortaleza, automaticamente me veio o convite de atuar na TV e aceitei”, disse Cíntia. Ao voltar para o Tocantins, depois de dois anos, a jornalista sentiu o prestígio em ter trabalhado fora. “Quando a gente vai para fora, temos uma sensação de sermos importantes. Regressando ao estado as pessoas diziam: poxa, ela voltou!”, contou.

Ao ser questionada sobre as dificuldades do jornalismo regional, especialmente na TV Anhanguera, afiliada Rede Globo do Tocantins, a repórter explanou que os jornalistas trabalham muito e são pouco remunerados. “(Falando do jornalismo da TV Anhanguera) são somente duas equipes na região de Gurupi para fazer a cobertura das cidades vizinhas. O ideal seria aumentar o número de profissionais e equipes, pois da forma atual os jornalistas trabalham sobrecarregados”, informou.

Para finalizar a conversa, Cíntia repassou vários conselhos aos estudantes de jornalismo. “Aproveitem as oportunidades que aparecem, onde quer que seja. Aqui os professores, a coordenação, todos estão atentos ao mercado para introduzir vocês, então se esforcem, dediquem-se, busquem mais e mais, pois essa profissão é apaixonante. Eu, particularmente, não me vejo longe do jornalismo”, encerrou.

Além de ser uma ótima profissional e uma boa conselheira, Cíntia distribuiu sorrisos ao relatar sua experiência de vida e motivou os universitários a seguirem confiantes até o fim.

Perfil

A jornalista Cíntia Ribeiro Portilho Castro tem 28 anos e formou-se na UnirG, no ano de 2010. Casada e mãe do Isaac, fruto de seu casamento, a comunicadora trabalhou por dois anos na TV Diário (Sistema Verdes Mares, afiliada Rede Globo do Ceará), atuou também, por dois anos na TV Anhanguera (afiliada Rede Globo do Tocantins), foi Assessora de Comunicação da Prefeitura Municipal de Gurupi. Atualmente trabalha na Rede Sat.

Boas-vindas de um blogueiro aprendiz

Um bom dia especial (nada formal como a roupa da imagem parece exibir), de um blogueiro principiante no ramo da informação jornalística à todos os meus familiares e amigos.

O blog do George Henrique foi criado para ser um espaço de interação, notícias, curiosidades, artigos de opinião, crônicas e outros. A princípio, haverá uma mescla dessas atividades paranormais com meus trabalhos jornalísticos da academia, e de alguns colegas meus, na medida que eles se interessarem pela divulgação de suas criações científicas.

Para quem não me conhece, sou chamado de George Henrique pelos meus amigos, tenho 23 anos, estou cursando Jornalismo no Centro Universitário UnirG, em Gurupi (TO). Sim, Jornalismo...

"Ah, mas George, não é necessário ter um curso superior para ser jornalista. Há uma lei falando disso e qualquer um pode ser jornalista". Realmente! Para ser um jornalista qualquer (e aqui não desmereço o trabalho dos bons jornalistas sem diploma) não é necessário passar por uma universidade. A diferença é que, para alcançar voos altos, em diversos horizontes, é necessário lançar-se nas academias da vida em busca de sabedoria e aperfeiçoamento. Escrever bem não é o suficiente para abarcar a imensidão oceânica da vida e, nesse sentido, a faculdade corroborou para novos conceitos em minha existência tão limitada.

Sejam todos bem vindos a esse espaço de lazer e sintam-se à vontade para colaborarem com o bom andamento desse blog, dando sugestões de matérias, artigos e outros que venha a ser de interessante abordagem.

Deus nos abençoe!