Por George Henrique
Acadêmico de Jornalismo
Imagem do último EDJAM, em Alvorada |
O 9º Encontro Diocesano da Juventude e Adolescência Missionária (EDJAM), diocese de Porto Nacional, irá acontecer no próximo final de semana, 15 a 17 de setembro, na Paróquia São Judas Tadeu, em Gurupi. Mais de 300 jovens e adolescentes se encontrarão para celebrar a caminhada missionária, sair pelas ruas e anunciar a Palavra de Deus.
A mobilização faz parte da dinâmica de uma igreja em saída, jovem, alegre, acolhedora, profética e missionária, em observação aos ensinamentos de Jesus Cristo e obediência aos apelos do papa Francisco. "O EDJAM é um reflexo do trabalho que os grupos missionários desenvolvem em suas paróquias", explicou o coordenador diocesano da Juventude Missionária (JM), Diogo Alves.
Há um ano e nove meses na coordenação diocesana da JM, Diogo Alves destaca o protagonismo dos jovens na promoção de uma igreja samaritana. "Nesse encontro não teremos conosco somente os grupos existentes, mas também outros grupos de jovens que estão conhecendo essa realidade de saída, Jesus nos convida a ir ao encontro do próximo. Então esperamos reunir todos esses jovens e, por amor à Cristo e pela alegria do Evangelho, ir ao encontro das famílias e de todo o povo levar o amor de Deus", disse o jovem que participou de todas as edições do encontro.
O alvoradense Igor Fernando, 14 anos, tem apenas seis meses de caminhada na JM e traz consigo a animação de participar pela primeira vez do encontro. "Espero me divertir, brincar, dançar, falar muito com Deus, conhecer pessoas boas e buscar o caminho de Deus cada vez mais. Quero fazer missão e nas casas que eu visitar quero deixar a marca misericordiosa de Jesus Cristo para as pessoas", pontuou.
Tiago Elias conheceu a missão ainda quando criança na Infância e Adolescência Missionária (IAM), em Figueirópolis. Ao expressar suas expectativas para mais um encontro e testemunhar seu amor pela vocação missionária, passados 14 anos desde a sua primeira experiência, o jovem se mostrou emocionado.
"Ao falar da Juventude Missionária me sinto realizado, pois os anos de caminhada me fortaleceu e animou na fé. Iniciei minha jornada na IAM, com apenas 7 anos, no ano de 2003. Desde então me contagiei de amor pela missão. Alguns anos se passaram e vejo o quanto a nossa juventude continua animada e cada vez mais com vontade de anunciar o mestre Jesus Cristo", testemunhou e, por fim, fez um convite especial. "Digo a vocês, jovens, participem da Juventude Missionária. Venham somar e multiplicar a semente da missão".
Jovens representantes de outras dioceses também participarão do evento. Para Neisllany Sousa, residente em Araguaína, diocese de Tocantinópolis, coordenadora do grupo JM Santa Terezinha, a animação da juventude de Porto Nacional ajuda-a a perseverar na caminhada missionária. É a segunda vez que a jovem participará desse encontro, a primeira ocorreu em 2015.
"É como se me sentisse em casa, mesmo estando cerca de 530km longe da minha e ter que passar horas num ônibus para chegar no encontro (risos). São nesses momentos, que alguns chamam de dificuldades, que vejo o verdadeiro valor da missão. Há 4 anos me apaixonei por essa obra, pois com ela, passei a me sentir mais próxima das pessoas", afirmou a jovem missionária.
Participarão do encontro jovens e adolescentes das cidades de Alvorada, Araguaína, Figueirópolis, Gurupi, Jaú do Tocantins, Palmas, Peixe, Porangatu, Porto Nacional, Santa Rosa, Silvanópolis, Sucupira e Talismã.
Programação
A missa de abertura do encontro acontecerá na sexta-feira, 15, às 19h30, na Paróquia Universitária São Judas Tadeu, Residencial Parque das Acácias. As delegações devem chegam durante a tarde de sexta e madrugada de sábado.
Durante a manhã do sábado, 16, os missionários estarão envolvidos em palestras e bate-papos, no Tatersal de Leilões do Parque de Exposições Agropecuárias Antonio Lisboa da Cruz. Após o almoço, eles sairão em missão nas ruas do setor Campos Bellos. Às 16h30, novamente no Tatersal, acontecerá uma missa celebrada pelo bispo diocesano Dom Romualdo Matias Kujawski. Às 20h acontecerá a noite cultural, no mesmo local.
O encontro será encerrado no domingo com as considerações finais, missa de envio celebrada pelo padre Domingos Maciel e almoço.
Histórico
O Encontro Diocesano da Juventude e Adolescência Missionária (EDJAM) surgiu em novembro de 2008, na cidade de Alvorada (TO). Nesse período, as cidades que sediaram o evento foram: Alvorada (2008 e 2015), Figueirópolis (2009 e 2012), Monte Alegre – Goiás (2014), Monte do Carmo (2013), Porto Nacional (2010) e Taguatinga (2011).
Nenhum comentário:
Postar um comentário