![]() |
Apresentação do funcionamento do programa 'Hora Cidadã' pelos professores Antonio Roveroni e Paulo Albuquerque |
‘A educação é um processo social, é desenvolvimento. Não é a preparação para a vida, é a própria vida’. Com essa concepção do pedagogo e filósofo John Dewey foi iniciada oficialmente a Semana Pedagógica 2017/1 da UnirG, na noite desta terça, 24, em cerimônia no auditório do campus I da Instituição, no Setor Parque das Acácias.
No início da programação, os educadores e gestores do Centro Universitário assistiram a um musical apresentado por professores da Casa de Cultura da UnirG.
A reitora da Instituição, Drª Lady Sakay, falou sobre os avanços esperados para este ano com o planejamento vindouro. “Esperamos avançar, principalmente, com relação aos investimentos que visam melhorar a estrutura física e, com isso, progredir na parte acadêmica, reconstruindo os documentos institucionais da casa (regimento acadêmico e normativas) e iniciar o processo de transição de Centro Universitário para Universidade. Visamos avançar, também, na formação dos docentes com o processo de mestrado e fortalecer o financiamento estudantil”, ressaltou.
A reitora enfatizou ainda os desafios que a temática da semana pedagógica traz, se referindo à inclusão social. “Esse tema é difícil, pois nem na educação básica consegue-se avançar, mas é preciso iniciar, sabendo que a UnirG tem um potencial muito grande na área da educação especial e da inclusão com o Labtau (Laboratório de Tecnologia Assistiva), que tem algumas ferramentas importantes para o desenvolvimento de pesquisas e extensão”, finalizou Sakay.
Os professores Antonio José Roveroni e Paulo Albuquerque, de Direito e Jornalismo, respectivamente, apresentaram como funciona o programa de extensão universitária ‘Hora Cidadã’, veiculado em rádios da região e cujo foco é a cidadania. “Atualmente temos a participação dos cursos de Jornalismo, Direito, Letras e Ciência da Computação. Nosso objetivo é expandir o projeto com a participação de mais professores no ano de 2017”, pontuou Roveroni.
Como última programação da noite, também foi ministrada a palestra “Perspectivas de avanço da UnirG: Instrumentos para construção do PDI”, proferida pelo professor Me. Augusto Rezende Campos.
Rezende relembrou o que é o PDI (Plano de Desenvolvimento Institucional) e falou de sua importância, uma vez que este representa o planejamento da IES para um período de cinco anos. Apresentou uma breve análise do PDI 2012-2016, ressaltando que, após um levantamento de dados a partir de documentos da Instituição, verificou-se que 80% de suas metas alcançaram êxito.
![]() |
Mesa diretora da cerimônia de abertura ao fundo |
Estiveram presentes no evento a reitora da IES, Drª Lady Sakay; o presidente da Fundação UnirG, Sávio Barbalho; a vice-reitora, Me. Janne Marques Silveira; a Pró-reitora de Graduação e Extensão (Pgrad), Drª Marcilene de Assis Alves Araujo e o Pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação (Propesq), Dr. Marcos Gontijo da Silva.