Por George Henrique
Acadêmico de Jornalismo
Foto de Reinan Lopes no site da prefeitura de Tocantínia |
As redes sociais são plataformas propícias para ataques pessoais sem a devida preocupação ou responsabilidade com a apuração de determinados fatos. A “regra geral” é denegrir a imagem das pessoas sem medir as consequências. Na última terça e quarta-feira, 30 e 31 de janeiro, o ex-secretário de Administração e Finanças do município de Tocantínia, Reinan Lopes, foi alvo de ataques em grupos do WhatsApp. Entre as insinuações feitas por militantes da atual administração do município de Alvorada estava a de que ele era incompetente e havia sido demitido da prefeitura de Tocantínia por esse motivo.
Formado em Administração pela Faculdade ITOP, Reinan Lopes já foi secretário executivo da Associação Tocantinense de Municípios (ATM) por seis anos, no período de 2007 a 2012, e ocupou o cargo de secretário de Administração e Finanças do município de Alvorada na gestão do ex-prefeito José George Wached Neto (MDB), durante a administração 2013/2016.
Print de um grupo do WhatsApp em que aponta o possível motivo da demissão de Reinan da prefeitura de Tocantinía |
Um dos textos digitados em referência à Lopes diz que falta nele capacidade de gestão e motiva os demais participantes a ligarem na prefeitura de Tocantínia e perguntarem pelo ex-secretário. “Reinan foi exonerado da prefeitura de Tocantínia devido aos enormes transtornos causados ao prefeito Silvino, que diferente do Wached é quem realmente manda na prefeitura. Tomara que já encontre outra prefeitura para trabalhar pois está com muito tempo para lembrar da paixão por Alvorada”, afirma a publicação.
Ao receber os prints das conversas e acompanhar uma discussão acalorada em um grupo de notícias de Alvorada e região, a redação do blog do George Henrique acessou o site da Prefeitura de Tocantínia (www.tocantinia.to.gov.br), no menu “decretos”, e baixou na íntegra o Decreto nº 015, de 10 de janeiro de 2018, que dispõe sobre a exoneração do servidor. Diferentemente das causas apontadas nos grupos do WhatsApp, o decreto especifica que a exoneração aconteceu por pedido do próprio servidor e não por incompetência do exonerado.
O blog entrou em contato com o prefeito Silvino que repudiou os ataques politiqueiros e elogiou o ex-secretário. Ao ser questionado sobre as acusações de incompetência do ex-secretário Silvino desmentiu. “Não, de forma nenhuma, Reinan é muito competente”, ressaltou.
O gestor ainda explicou sobre a atuação de Lopes à frente da Secretaria. “Sempre se comportou com muita lealdade, tanto para comigo, como também, em relação ao município. Até que se prove o contrário não existe isso em relação ao Reinan”, ressaltou.
Em contato com o ex-secretário a redação teve acesso ao ofício nº 001/2017, datado de 15 de dezembro de 2017, de autoria dele próprio em que formaliza o pedido de exoneração. “Sirvo-me do presente após cumprimentá-lo cordialmente Vossa Excelência, para solicitar minha exoneração do cargo de Secretário de Administração e Finanças deste município", diz o ofício.
Perguntado sobre as acusações sofridas nas redes sociais Reinan limitou-se a dizer poucas palavras. “Tenho minha consciência tranquila”, afirmou o ex-secretário e agradeceu a confiança depositada pelo prefeito de Tocantínia, Silvino Gomes, e pelo ex-prefeito de Alvorada, Wached Neto.
![]() |
Print de momento da discussão no grupo de notícias em que aparece uma montagem com a tarja "DEMITIDO" na imagem |
![]() |
Ofício de pedido de demissão de Reinan Lopes do cargo de secretário de Administração e Finanças do município de Tocantínia |
![]() |
Decreto de exoneração a pedido do servidor publicado no site da Prefeitura de Tocantínia |
Nenhum comentário:
Postar um comentário