Entre em contato conosco!!!

Entre em contato conosco!!!
Celular e WhatsApp (63) 99932-0210

sexta-feira, 23 de junho de 2017

Ações de desenvolvimento do Tocantins são debatidos pela sociedade e comunidade acadêmica em sessão da Cenovo na UnirG

Por George Henrique
Acadêmico de Jornalismo
Carlesse afirmou não ser mais tolerável ver compromissos serem adiados
Discutir ações para o desenvolvimento do Estado, criar políticas públicas e envolver a sociedade no processo de solução dos problemas sociais. Esses são alguns dos objetivos da Comissão Especial de Estudos para o Novo Ordenamento Econômico, Administrativo, Social e Político do Tocantins (Cenovo), da Assembleia Legislativa, idealizada e presidida pelo deputado Paulo Mourão (PT).

A II Sessão Itinerante da Cenovo aconteceu na tarde desta quinta-feira, 22, no auditório do Centro Universitário UnirG, campus I. Em meio à crise política vivida no Brasil, os deputados tocantinenses estão estabelecendo diálogos com a comunidade acadêmica, sociedade organizada, sindicatos, classe empresarial, juventude e outros segmentos da sociedade.

Mourão entende que é preciso estabelecer um diálogo com a juventude para
que ela possa tomar gosto pela discussão política do Estado.
Segundo o deputado Paulo Mourão, é preciso dar sentido ao que está escrito na Constituição de 1988 e garantir a participação popular nas indicações dos rumos do Estado. “Estamos muito distantes (política e juventude) e é por isso que a política, cada vez mais, tem nos envergonhado. Há um jogo de poder e um agrupamento de poderosos utilizando a sociedade para a conquista desse poder e nós precisamos fazer com que o poder emane realmente da cidadania, do povo. Só se faz isso com diálogo e com competência de discussão”, pontuou.

Para Mourão, a prioridade é discutir “justamente com as academias fazendo com que a juventude possa se incorporar em um processo de construção do Estado”. “Um Estado compromissado com a educação, a formação, a cultura empreendedora, sendo instrumento indutor do desenvolvimento de forma ambientalmente sustentável, segura no processo perene de expansão e de construção de uma cidadania mais justa só se faz com as academias, com as universidades e, principalmente, com as juventudes mais intelectualizadas”, assegurou.

Na visão do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Mauro Carlesse (PHS), o Tocantins necessita de novas iniciativas e projetos, resolver problemas pontuais, asfaltar algumas rodovias, elaborar uma política fiscal para atrair novas indústrias e fazer com que os recursos sejam investidos de forma certa nos municípios.

“O que nos move é a busca de novos modelos de gestões administrativas eficientes e uma política econômica que potencialize as novas vocações produtivas. Essa comissão vai conseguir colocar, se tudo der certo, um novo orçamento no Estado que vai estar alinhado com as necessidades apresentadas pelo povo”, ressaltou Carlesse.

Lady Sakay destacou a importância da união entre o Estado, sociedade
e universidades na solução dos problemas econômicos e sociais.
As universidades têm que ter um papel de atuar de maneira mais incisiva e com propostas em todo o processo de planejamento e desenvolvimento do Estado. É o que defende a reitora da UnirG, Lady Sakay. “Esse momento que está sendo oportunizado em várias regiões do Tocantins é fundamental para que a gente realmente faça um trabalho sério de planejamento para o Estado, não só de curto prazo, mas de médio e longo prazo para que nós possamos, enquanto Instituição de Educação Superior, intervir e desenvolver ações e projetos que contribuam também para esse desenvolvimento”, evidenciou.

Entre as autoridades presentes na sessão esteve o deputado estadual e presidente da Cenovo, Paulo Mourão (PT), presidente da Assembleia Legislativa, Mauro Carlesse (PHS), os deputados estaduais Osires Damaso (PSC), Alan Barbiero (PSB) e Wanderlei Barbosa (SD), os prefeitos de Gurupi e Santa Rita do Tocantins, Laurez Moreira (PSB) e Arthur Maia (PSD), o conselheiro do TCE-TO, Severiano Costandrade, os vereadores de Gurupi, Zezinho da Lafiche (PROS) e Sargento Jenilson (PRTB), o diretor do IFTO, Marcelo Terra, o presidente da Fundação UnirG, Sávio Barbalho e a reitora da UnirG, Lady Sakay.

Entendendo a Cenovo
Após a abertura solene, os participantes discutiram os eixos temáticos
em três salas diferentes.
A Cenovo é uma comissão da Assembleia Legislativa criada para escutar os anseios populares e discutir as soluções para os problemas governamentais. Ao todo serão realizados 12 encontros em cidades polos do Tocantins abordando os eixos temáticos:

I) Política de Desenvolvimento, Projetos Estruturantes de Investimentos. Cadeias Produtivas e Sustentabilidade Ambiental;
II) Política Fiscal, Tributária, de Pessoal e Previdenciária;
III) Política de Ciência, Tecnologia, Inovação, Educação e Cultura empreendedora;
IV) Política de Segurança Pública, Defesa e Inclusão Social;
V) Política de Saúde e Bem-Estar.

Em cada debate regional será produzido um relatório que, ao final de todas as discussões pelo Estado, será anexado a um único documento de diagnóstico competitivo do Tocantins. As próximas cidades a participarem do debate são Porto Nacional (23), Araguaína (29) e Augustinópolis (30). Além de Gurupi, Palmas também já recebeu a sessão itinerante.

Fotos: Nilton Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário